Projeto de Extensão: Educação em saúde para prevenção da COVID-19 em cidadãos que buscam o auxílio emergencial na Amazônia Ocidental

Relato nº:002362


UF/Município:

RO - CACOAL

Autor:

TERESINHA CICERA TEODORA


Data da Experiência:

30/04/2020


Linha Temática:

Ações de educação permanente das equipes da APS, ações de educação em saúde e comunicação para a população da área de abrangência e/ou municipal.


Local da Experiência:

Instituição de Ensino e/ou Pesquisa


Título da Experiência:

Projeto de Extensão: Educação em saúde para prevenção da COVID-19 em cidadãos que buscam o auxílio emergencial na Amazônia Ocidental


Contextualização:

O Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/Rondônia tem se destacado no envolvimento em diversas ações de educação em saúde na pandemia. Por meio da coordenação, acadêmicos do curso foram produzidos material educativo, para sensibilizar os cidadãos que buscam o auxílio emergencial do governo federal e ficam horas em uma fila, muitas vezes em situações de aglomerações e risco de adoecimento. Diante da pandemia, a instituição se sentiu desafiada a desenvolver um projeto de extensão de educação em saúde. Sabemos que a ciência tem sido fundamental para enfrentar o cenário de pandemia e o envolvimento das instituições de ensino através de ações práticas desenvolvidas pelos acadêmicos contribui muito para mudança no cenário epidemiológico da transmissão da doença. Esta ação envolveu os acadêmicos do primeiro período de enfermagem, objetivando que os cidadãos comuns possa ter um acesso às informações de prevenção respaldado por uma instituição acadêmica.


Objetivos:

O objetivo foi sensibilizar,orientar e educar os cidadãos que procuram a caixa econômica federal em busca do auxilio emergencial, sobre as formas de prevenção da COVID -19.


Metodologia:

A experiência foi desenvolvida com os acadêmicos do primeiro período de enfermagem, os acadêmicos foram sensibilizados sobre a atuação do enfermeiro como um agente transformador no contexto de saúde pública e privada respeitando e buscando sempre salvar vidas. Os acadêmicos produziram material educativo sobre o COVID -19, com enfoque no conceito da doença, como o vírus age no organismo, como é transmitido, quais os sintomas e como se proteger da doença. É sabido que uma grande parcela da população está nas ruas em buscar do auxílio emergencial e muitas vezes são expostos a situações de adoecimento em virtude da sua necessidade econômica. Diante deste cenário de busca e risco, houve a motivação de trabalhar a educação em saúde para prevenção do covid 19, com esta população que se encontra em situações de vulnerabilidade social.


Resultados:

Ao se deparar com acadêmicos de enfermagem, proporcionando educação em saúde e preocupados com seu bem estar, levando informações, independente das roupas, das condições de higiene, e da cor, isso proporcionou ao cidadão o sentimento de que alguém se preocupa com seu bem estar. A atuação de acadêmicos trabalhando educação em saúde voluntariamente, durante a pandemia, nos mostra como o trabalho dentro de uma instituição de ensino, pode contribuir para mudanças na sociedade. O desenvolvimento do projetou despertou nos acadêmicos o sentimento de corresponsabilidade no enfrentamento do COVID-19, deixaram de ser passivos no cenário epidemiológico e se transformaram em agentes transformador, disseminando informações que salvam vidas, por meio da educação em saúde.


Considerações Finais:

O ato de acolher, escutar e informar faz grande diferença num contexto de pandemia, sabemos que o medo e a insegurança invadiu a vida das pessoas abruptamente. O projeto desenvolvido, por meio do Curso de Enfermagem, foi inovador para a região, temos a certeza de que já demos o primeiro passo, como instituição de ensino solidária frente a uma pandemia. Assegurar aos cidadãos informações por meio da educação em saúde contribui para diminuir os riscos de adoecimento e transmissão da doença.


Coautor:

Fabrícia Santos Pereira

Gabriel Soares da Silva


Participantes:

TERESINHA CICERA TEODORA VIANA Bianca Pereira Monteiro da Silva Daiane Cristina Araújo de Paula Damares Zanluqui Soares



Mais informações?

Acesso ao site da Iniciativa: https://bit.ly/APSForteCovid
Para entrar em contato com a comissão organizadora, mande um e-mail para apsforte@saude.gov.br.