Total de consultas por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano independentemente do problema ou condição avaliada.
Consultas motivo COVID-19 por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano cujo problema ou condição avaliada foi COVID-19.
Consultas motivo sintomas gripais por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano cujo problema ou condição avaliada foi relacionado a sintomas gripais.
Centros de atendimento - Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.
Centros Comunitários - Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à covid-19.
O painel apresenta o número de consultas separadas de acordo com 3 motivos: COVID-19, sintomas gripais e outro, e ainda o percentual de participação de cada um dos motivos em relação ao total de consultas realizadas na APS.
Apresenta também o número de consultas realizadas nos Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 e nos Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19.
Importante: Deve-se levar em consideração para a avaliação das informações que os dados das últimas quatro competências disponíveis podem sofrer alterações. Isso ocorre devido ao prazo permitido para que os municípios complementem seus dados de produção (Portaria nº 04, janeiro de 2021).
Mesmo assim, é possível observar as tendências em gráficos por ano, por mês e por semana epidemiológica.
A semana epidemiológica é uma forma de padronizar a variável de tempo e sua utilização facilita a visualização da distribuição dos dados em determinado período, ajustando-se aos anos bissextos.
Além disso, sua utilização permite que os dados de consultas possam ser analisados no mesmo período de tempo das notificações de casos suspeitos e casos confirmados.
Tipos de estabelecimentos
Informações disponíveis:
Regiões e UF
Informações disponíveis:
Trata-se de informações obtidas por meio do registro dos atendimentos individuais da Estratégia e-SUS APS.
O registro é feito apenas por profissionais de nível superior na APS utilizando o modelo de informação denominado "Ficha de Atendimento Individual" através do uso dos softwares Prontuário Eletrônico do Cidadão, Coleta de Dados Simplificada e de sistemas de terceiros integrados à Estratégia e-SUS APS. Os dados se referem a consultas realizadas tendo como motivo o problema ou condição avaliada.
Os códigos CID-10 utilizados para identificar casos de COVID-19 são os seguintes:
CID10 B342, B972, U071 e U072
Os códigos CID-10 e CIAP-2 utilizados para identificar de forma ampliada casos potencialmente suspeitos, relacionados principalmente a sintomas gripais, são:
CID10 J09*, J10* e J11*
CIAP2 R80*
* inclui todos do grupo
Os códigos são recomendados pela SVS/MS para a vigilância de Síndromes Gripais, associados a sintomas de Covid-19 relatados em revisões de literatura. A SAPS/MS orienta que os profissionais de saúde utilizem tais códigos durante as consultas de casos suspeitos e casos confirmados nos sistemas de informação da APS.
Fontes:
https://sisaps.saude.gov.br/esus/
Portaria nº 04, janeiro de 2021.Institui os prazos para o envio da produção da Atenção Primária à Saúde para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) a partir de 1º de janeiro de 2021. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-4-de-28-de-janeiro-de-2021-301404483.
Portaria nº 1.444, de 01.06.2020 (Institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece incentivo para custeio dos Centros Comunitário de Referência para enfrentamento à covid-19 e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional). https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.444-de-29-de-maio-de-2020-259414882.
Portaria nº 1.445, de 01.06.2020 (Institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.445-de-29-de-maio-de-2020-259414867.