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Sobre o Painel

Total de consultas por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano independentemente do problema ou condição avaliada.

Consultas motivo COVID-19 por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano cujo problema ou condição avaliada foi COVID-19.

Consultas motivo sintomas gripais por ano - Total de consultas em todos os serviços da APS por ano cujo problema ou condição avaliada foi relacionado a sintomas gripais.

Centros de atendimento - Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

Centros Comunitários - Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à covid-19.

O painel apresenta o número de consultas separadas de acordo com 3 motivos: COVID-19, sintomas gripais e outro, e ainda o percentual de participação de cada um dos motivos em relação ao total de consultas realizadas na APS.

Apresenta também o número de consultas realizadas nos Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 e nos Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19.

Importante: Deve-se levar em consideração para a avaliação das informações que os dados das últimas quatro competências disponíveis podem sofrer alterações. Isso ocorre devido ao prazo permitido para que os municípios complementem seus dados de produção (Portaria nº 04, janeiro de 2021).

Mesmo assim, é possível observar as tendências em gráficos por ano, por mês e por semana epidemiológica.

A semana epidemiológica é uma forma de padronizar a variável de tempo e sua utilização facilita a visualização da distribuição dos dados em determinado período, ajustando-se aos anos bissextos.

Além disso, sua utilização permite que os dados de consultas possam ser analisados no mesmo período de tempo das notificações de casos suspeitos e casos confirmados.

Tipos de estabelecimentos

Informações disponíveis:

  • Total de consultas por ano
  • Consultas motivo COVID-19 por ano
  • Consultas motivo sintomas gripais por ano
  • Total de consultas por mês e ano
  • Consultas motivo COVID-19 por mês e ano
  • Consultas motivo sintomas gripais por mês e ano
  • Consultas por ano segundo o motivo
  • Consultas por ano segundo o motivo em %
  • Consultas motivo COVID-19 e sintomas gripais por ano
  • Consultas motivo COVID-19 e sintomas gripais por ano em %
  • Tabela com o número de consultas por motivo e percentual em relação ao total
  • Consultas motivo COVID-19 por tipo de estabelecimento e por ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros de atendimento por ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros comunitários por ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros de atendimento por mês e ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros comunitários por mês e ano
  • Tabela com o número de consultas motivo COVID-19 por tipo de estabelecimento e percentual em relação ao total
  • Consultas motivo COVID-19 em todos os estabelecimentos da APS por semana epidemiológica e ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros de atendimento por semana epidemiológica e ano
  • Consultas motivo COVID-19 nos centros comunitários por semana epidemiológica e ano
  • Consultas motivo COVID-19 em outros serviços por semana epidemiológica e ano

Regiões e UF

Informações disponíveis:

  • Tabela com o total de consultas por ano e % consultas motivo COVID-19
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por região – 2020
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por região – 2021
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por região – 2022
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por região – 2020
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por região – 2021
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por região – 2022
  • Tabela com o número e % de consultas por região em 2020
  • Tabela com o número e % de consultas por região em 2021
  • Tabela com o número e % de consultas por região em 2022
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por UF – 2020
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por UF - 2021
  • Gráfico com o % de consultas motivo COVID-19 por UF – 2022
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por UF – 2020
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por UF - 2021
  • Gráfico com o número de consultas motivo COVID-19 por UF – 2022
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em relação ao total de consultas do Brasil em 2020
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em relação ao total de consultas do Brasil em 2021
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em relação ao total de consultas do Brasil em 2022
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em 2020
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em 2021
  • Mapa com o % de consultas motivo COVID-19 por UF em 2022
  • Tabela com o número e % de consultas por UF em 2020
  • Tabela com o número e % de consultas por UF em 2021
  • Tabela com o número e % de consultas por UF em 2022

Saiba Mais

Trata-se de informações obtidas por meio do registro dos atendimentos individuais da Estratégia e-SUS APS.

O registro é feito apenas por profissionais de nível superior na APS utilizando o modelo de informação denominado "Ficha de Atendimento Individual" através do uso dos softwares Prontuário Eletrônico do Cidadão, Coleta de Dados Simplificada e de sistemas de terceiros integrados à Estratégia e-SUS APS. Os dados se referem a consultas realizadas tendo como motivo o problema ou condição avaliada.

Os códigos CID-10 utilizados para identificar casos de COVID-19 são os seguintes:

CID10 B342, B972, U071 e U072

Os códigos CID-10 e CIAP-2 utilizados para identificar de forma ampliada casos potencialmente suspeitos, relacionados principalmente a sintomas gripais, são:

CID10 J09*, J10* e J11*

CIAP2 R80*

* inclui todos do grupo

Os códigos são recomendados pela SVS/MS para a vigilância de Síndromes Gripais, associados a sintomas de Covid-19 relatados em revisões de literatura. A SAPS/MS orienta que os profissionais de saúde utilizem tais códigos durante as consultas de casos suspeitos e casos confirmados nos sistemas de informação da APS.

Fontes:

https://sisaps.saude.gov.br/esus/

Portaria nº 04, janeiro de 2021.Institui os prazos para o envio da produção da Atenção Primária à Saúde para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) a partir de 1º de janeiro de 2021. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-4-de-28-de-janeiro-de-2021-301404483.

Portaria nº 1.444, de 01.06.2020 (Institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece incentivo para custeio dos Centros Comunitário de Referência para enfrentamento à covid-19 e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional). https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.444-de-29-de-maio-de-2020-259414882.

Portaria nº 1.445, de 01.06.2020 (Institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.445-de-29-de-maio-de-2020-259414867.

Como navegar

ATENÇÃO:  Os exemplos abaixo são válidos para todos os painéis disponíveis.

Carregamento do painel

Exemplo de carregamento do painel
Ao abrir um painel, os dados começam a ser carregados imediatamente. Essa carga pode demorar alguns instantes dependendo do volume de dados próprio de cada painel. O painel só estará pronto para ser utilizado quando essa carga estiver concluída. Durante esse processo você verá uma mensagem, indicando que os dados estão sendo carregados.
Quando você interagir com o painel, escolhendo um filtro por exemplo, o processo de obtenção dos dados ocorrerá novamente e a barra rosa será mais uma vez mostrada. Nesses casos, aguarde que a carga de dados termine para começar a analisar o painel.

Filtros

Os filtros podem ser definidos de três maneiras diferentes:
  1. Escolhendo um valor de uma lista mostrada em um formulário reduzido, que mostra apenas as listas mais importantes;
  2. Clicando sobre um elemento de um gráfico ou uma tabela;
  3. Construindo o filtro de forma livre, escolhendo a coluna, o operador e o valor.
Em qualquer uma dessas opções, a configuração resultante do filtro é mostrada em uma barra horizontal no início do painel, chamada barra de filtro. Esta barra é indicada na imagem abaixo. Gerenciar filtros Se você usou uma lista de valores para definir o filtro, você poderá alterar as definições nessa própria lista, adicionando novos valores ou removendo os já escolhidos. Caso você tenha definido o filtro clicando em um gráfico, mapa ou tabela, você só poderá alterar o filtro por meio da barra de filtro. Na imagem abaixo, é ilustrado um objeto que permite filtrar os registros por ano e mês. Objetos de filtragem Além disso, o vídeo abaixo demonstra diferentes formas de interagir com filtros, bem como as modificações que estes produzem nas informações apresentadas. Gerenciar filtros

Navegando entre painéis

Em determinados painéis, é possível modificar a abrangência dos dados. No exemplo abaixo, por exemplo, os dados podem ser apresentados em abrangência nacional, bem como por UF, regiões de saúde, municípios e tipologia rural urbana. Abrangência de painéis

Camadas

Os mapas são compostos por diferentes camadas de dados. Para ocultar/mostrar uma camada, basta clicar em seu nome e selecionar a opção desejada, conforme demonstrado no vídeo abaixo. Camadas
Erro em painel Kibana Caso você experimente problemas com o carregamento de um painel, conforme indicado na imagem acima, siga os passos correspondentes ao seu navegador.

Google Chrome
  1. No canto superior direito, clique em Mais.
  2. Clique em Mais ferramentas e Limpar dados de navegação.
  3. Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. Para excluir tudo, selecione Todo o período.
  4. Marque a caixa ao lado de "Imagens e arquivos armazenados em cache".
  5. Clique em Limpar dados.
Microsoft Edge
  1. No canto superior direito, clique em Configurações e mais > Configurações > Privacidade e serviços.
  2. Em Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que limpar.
  3. Em Intervalo de tempo, escolha um intervalo de tempo.
  4. Selecione Dados e arquivos armazenados em cache e Limpar agora.
Mozilla Firefox
  1. Clique no menu e selecione Opções.
  2. Selecione a opção Privacidade e Segurança.
  3. Na seção Cookies e dados de sites clique em Limpar dados.
  4. Desmarque a opção Cookies e dados de sites.
  5. Com a opção Conteúdo armazenado de sites marcada, clique no botão Limpar.
Safari
  1. Com o Safari aberto, clique na opção Safari, localizada no topo da tela. Em seguida, acesse Preferências.
  2. Na seção Privacidade, clique na opção Remover Todos os Dados dos Sites
  3. Para finalizar a ação, clique na opção Remover Agora.
PAINÉIS DE INDICADORES DA APS - Versão 1.0
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