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Sobre o Painel

Informações disponíveis no painel a partir de março de 2017
  • Evolução mensal da implantação nas UBS
  • Evolução mensal da implantação dos municípios

Saiba Mais

CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é um documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações acerca de todos os estabelecimentos de saúde do país, independentemente de sua natureza jurídica ou integração com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se do cadastro oficial do Ministério da Saúde (MS) no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não.

O CNES é a base cadastral para operacionalização de diversos sistemas, tais como: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e- SUS Atenção Básica (e-SUS AB), entre outros. É uma ferramenta auxiliadora, que proporciona o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, de forma a auxiliar no planejamento em saúde das três esferas de Governo, para uma gestão eficaz e eficiente.

De acordo com a Portaria de Consolidação GM/MS n° 1, de 28 de setembro de 2017, artigo 359, o CNES se constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da Natureza Jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).
São finalidades do CNES:
I - cadastrar e atualizar as informações sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;
II - disponibilizar informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;
III - ofertar para a sociedade informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;
IV - fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a programação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.

Fonte: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.php/P%C3%A1gina_principal

SISAB

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

O SISAB integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho.

A estratégia e-SUS AB é composta por dois sistemas de "software" que instrumentalizam a coleta dos dados que serão inseridos no SISAB:
I - Coleta de Dados Simplificado (CDS)
II - Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

O Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) foi formulado para atender às equipes de AB lotadas em UBS que ainda não possuem condições de infraestrutura tecnológica de informática para a utilização do sistema e-SUS AB com PEC.

O CDS tem como característica ser um sistema de transição, para viabilizar a implantação de

um Sistema com PEC no tempo apropriado.

O sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) foi formulado para atender às equipes de Atenção Básica lotadas em unidades básicas de saúde (UBS) parcialmente ou totalmente informatizadas. Um Sistema com Prontuário Eletrônico é um sistema que amplia a integração e a gestão do cuidado pelos profissionais, e é indispensável do ponto de vista de gerar valor de uso aos sistemas de informação em saúde.

O Sistema e-SUS AB usa um framework de comunicação da Apache Thrift para implementar os recursos de importação e exportação dos dados do sistema próprio para o Sistema e-SUS AB, pois este framework oferece suporte a múltiplas linguagens de programação, bem como também a formatos padronizados, o que aumenta a capacidade de outros sistemas ( sistemas próprios utilizados pelos gestores municipais) de enviar informações via Sistema e-SUS AB ao SISAB.

Fonte: Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013. Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1412_10_07_2013.html
ManualExportacao_e-SUS-AB http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/ManualExportacao_e-SUS-AB-v2.0.pdf

Como navegar

ATENÇÃO:  Os exemplos abaixo são válidos para todos os painéis disponíveis.

Carregamento do painel

Exemplo de carregamento do painel
Ao abrir um painel, os dados começam a ser carregados imediatamente. Essa carga pode demorar alguns instantes dependendo do volume de dados próprio de cada painel. O painel só estará pronto para ser utilizado quando essa carga estiver concluída. Durante esse processo você verá uma mensagem, indicando que os dados estão sendo carregados.
Quando você interagir com o painel, escolhendo um filtro por exemplo, o processo de obtenção dos dados ocorrerá novamente e a barra rosa será mais uma vez mostrada. Nesses casos, aguarde que a carga de dados termine para começar a analisar o painel.

Filtros

Os filtros podem ser definidos de três maneiras diferentes:
  1. Escolhendo um valor de uma lista mostrada em um formulário reduzido, que mostra apenas as listas mais importantes;
  2. Clicando sobre um elemento de um gráfico ou uma tabela;
  3. Construindo o filtro de forma livre, escolhendo a coluna, o operador e o valor.
Em qualquer uma dessas opções, a configuração resultante do filtro é mostrada em uma barra horizontal no início do painel, chamada barra de filtro. Esta barra é indicada na imagem abaixo. Gerenciar filtros Se você usou uma lista de valores para definir o filtro, você poderá alterar as definições nessa própria lista, adicionando novos valores ou removendo os já escolhidos. Caso você tenha definido o filtro clicando em um gráfico, mapa ou tabela, você só poderá alterar o filtro por meio da barra de filtro. Na imagem abaixo, é ilustrado um objeto que permite filtrar os registros por ano e mês. Objetos de filtragem Além disso, o vídeo abaixo demonstra diferentes formas de interagir com filtros, bem como as modificações que estes produzem nas informações apresentadas. Gerenciar filtros

Navegando entre painéis

Em determinados painéis, é possível modificar a abrangência dos dados. No exemplo abaixo, por exemplo, os dados podem ser apresentados em abrangência nacional, bem como por UF, regiões de saúde, municípios e tipologia rural urbana. Abrangência de painéis

Camadas

Os mapas são compostos por diferentes camadas de dados. Para ocultar/mostrar uma camada, basta clicar em seu nome e selecionar a opção desejada, conforme demonstrado no vídeo abaixo. Camadas
Erro em painel Kibana Caso você experimente problemas com o carregamento de um painel, conforme indicado na imagem acima, siga os passos correspondentes ao seu navegador.

Google Chrome
  1. No canto superior direito, clique em Mais.
  2. Clique em Mais ferramentas e Limpar dados de navegação.
  3. Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. Para excluir tudo, selecione Todo o período.
  4. Marque a caixa ao lado de "Imagens e arquivos armazenados em cache".
  5. Clique em Limpar dados.
Microsoft Edge
  1. No canto superior direito, clique em Configurações e mais > Configurações > Privacidade e serviços.
  2. Em Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que limpar.
  3. Em Intervalo de tempo, escolha um intervalo de tempo.
  4. Selecione Dados e arquivos armazenados em cache e Limpar agora.
Mozilla Firefox
  1. Clique no menu e selecione Opções.
  2. Selecione a opção Privacidade e Segurança.
  3. Na seção Cookies e dados de sites clique em Limpar dados.
  4. Desmarque a opção Cookies e dados de sites.
  5. Com a opção Conteúdo armazenado de sites marcada, clique no botão Limpar.
Safari
  1. Com o Safari aberto, clique na opção Safari, localizada no topo da tela. Em seguida, acesse Preferências.
  2. Na seção Privacidade, clique na opção Remover Todos os Dados dos Sites
  3. Para finalizar a ação, clique na opção Remover Agora.
PAINÉIS DE INDICADORES DA APS - Versão 1.0
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