INDICADORES EQUIPE DE SAÚDE BUCAL
1. Primeira consulta odontológica programada na APS
Este indicador mensura o acesso da população à primeira consulta odontológica programática realizada pelaeSB vinculada à eSF/eAP de referência.
CBO utilizados para o cálculo do indicador:
-
2232-08 Cirurgião-Dentista Clínico Geral;
-
2232-93 Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família;
-
2232-72 Cirurgião-Dentista de Saúde Coletiva.
Para registrar a primeira consulta programada no Prontuário Eletrônico e-SUS APS, após incluir a pessoa na lista de atendimentos e preencher o SOAP, é necessário selecionar o Tipo de consulta ao finalizar o atendimento, conforme figura 1.
Figura 1. Campo Tipo de consulta no registro do atendimento odontológico do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
A primeira consulta odontológica deve ser assinalada na "Finalização do atendimento", no campo "Tipo de consulta". Quando esta opção é selecionada, automaticamente é adicionado o procedimento Sigtap 03.01.01.015-3 -- Primeira Consulta Odontológica Programática no campo "procedimentos administrativos".
2. Tratamento odontológico concluído na APS
Este indicador considera o total de procedimentos odontológicos individuais preventivos em relação ao total de procedimentos odontológicos individuais realizados pela equipe de Saúde Bucal inserida na APS.
CBO utilizados para o cálculo do indicador: · 2232-08 Cirurgião-Dentista Clínico Geral; · 2232-93 Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família; · 2232-72 Cirurgião-Dentista de Saúde Coletiva; · 3224-05 Técnico em Saúde Bucal; · 3224-25 Técnico em Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família.
O registro de tratamento concluído deve ser feito na seção "Finalização do Atendimento" do SOAP, selecionando a opção "Tratamento concluído" no campo Conduta, após o preenchimento dos dados clínicos, conforme figura 2.
Figura 2. Campo de Conduta com a opção Tratamento concluído, na Finalização do atendimento no Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
Importante: esta opção só fica habilitada quando o "Tipo de Consulta" não é uma Consulta de Manutenção.
3. Taxa de exodontias na APS
Mede a relação entre o total de exodontias e o total de procedimentos preventivos e curativos realizados pelo cirurgião-dentista da eSB inserida na APS.
CBO utilizados para o cálculo do indicador: · 2232-08 Cirurgião-Dentista Clínico Geral; · 2232-93 Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família; · 2232-72 Cirurgião-Dentista de Saúde Coletiva.
Os procedimentos:
.14.02.013-8 – Exodontia de dente permanente; ·04.14.02.014-6 – Exodontia múltipla com alveoloplastia por sextante.
O registro de exodontia é feito no Plano do SOAP, em Evoluções Odontológicas, aba Odontograma, conforme figura 3. Para este indicador serão consideradas as exodontias de dentes permanentes, com alveoloplastia ou não. O cirurgião-seleciona o nº do dente que fará o procedimento, e na janela aberta, registra o procedimento O Prontuário Eletrônico abrirá uma janela para registro das intervenções naquele dente. Nesta janela, no campo "Procedimentos (Evolução odontológica)" deve ser registrado o Sigtap 04.14.02.013-8 - EXODONTIA DE DENTE PERMANENTE.
Figura 3. Seção de Evoluções Odontológicas no Bloco Plano do SOAP no Prontuário Eletrônico e-SUS APS.


Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
Devem ser registrados na aba Periodontia em "Evoluções odontológicas". No Registro de procedimentos selecionar os sextantes atendidos e inserir o SIGTAP no campo de Procedimentos (evolução odontológica). Esses campossão exibidos na figura 4.
Figura 4. Registro na aba de Periodontia da seção de Evoluções odontológicas no Prontuário Eletrônico e-SUS APS*

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
4. Escovação supervisionada na APS
Tem como objetivo avaliar a proporção de crianças em faixa etária escolar (6 a 12 anos) que foram beneficiadas pela ação coletiva de escovação dental supervisionada pela equipe de Saúde Bucal (eSB) vinculada à uma equipe de Saúde da Família/equipe de Atenção Primária (eSF/eAP) de referência.
CBO utilizados para o cálculo do indicador: · 2232-08 Cirurgião-Dentista Clínico Geral; · 2232-93 Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família; · 2232-72 Cirurgião-Dentista de Saúde Coletiva; ·3224-05 - Técnico em Saúde Bucal; ·3224-25 - Técnico em Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família; · 3224-15 - Auxiliar em Saúde Bucal; ·3224-30 - Auxiliar em Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família.
Considera a atividade coletiva realizada (Código 4 - Escovação Dental Supervisionada) com CNS identificado (profissional e cidadão participante) alocado conforme os códigos descritos das equipes.
O registro a escovação supervisionada ocorre por meio do módulo de Atividade Coletiva. Na seção de Dados da atividade, deve-se proceder com a inclusão de "Avaliação / Procedimento" no campo "Tipo da Atividade" e incluir o público-alvo preconizado na ficha técnica do indicador, que consiste em crianças de 6 a menores de 12 anos. Além disso, é necessário preencher o campo "Práticas em saúde" com a opção "Escovação dental supervisionada". Outro Procedimento coletivo", incluir "Saúde bucal" no campo de temas para a saúde e, por fim, informar o código SIGTAP referente à escovação supervisionada. Todos estes campos são ilustrados na figura 5.
Figura 5. Registro de dados da atividade no módulo Atividade Coletiva do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
5. Procedimentos odontológicos preventivos na APS
O registro dos procedimentos odontológicos é feito no no bloco Plano do SOAP, na aba Odontograma em Evoluções Odontológicas. O dentista deverá selecionar o nº do dente, e o sistema abrirá a janela para registrar a intervenção, onde o SIGTAP deve ser inserido no campo "Procedimentos (evolução odontológica)", confome figura 6.
Figura 6. Campo de Procedimentos (Evolução odontológica) no bloco Plano do SOAP do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.
6. Tratamento restaurador atraumático na APS
Tem como objetivo medir a proporção de procedimentos “Tratamento Restaurador Atraumático (ART)” em relação ao total de procedimentos restauradores realizados pela equipe de Saúde Bucal (eSB) inserida na Atenção Primária à Saúde (APS).
CBO utilizados para o cálculo do indicador: · 2232-08 Cirurgião-Dentista Clínico Geral; · 2232-93 Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família; · 2232-72 Cirurgião-Dentista de Saúde Coletiva.
O Tratamento restaurador atraumático é registrado no bloco Plano do SOAP do Prontuário Eletrônico, na aba odontograma em "evoluções odontológicas" O cirurgião-dentista deverá selecionar o n° do dente, e na janela aberta registrar o SIGTAP em "procedimentos", conforme figura 7.
Figura 7. Campo de Procedimentos (Evolução odontológica) no bloco Plano do SOAP do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2025.