Versão 5.4.26 - 19/12/2025
Acompanhamento de condições de saúde
-
Inclusão de procedimentos SIGTAP da competência 08/2025 nas listas temáticas de gestação/puerpério e saúde da mulher do Acompanhamento de condições de saúde.
-
Inclusão de filtro de gestantes e puérperas na lista temática de gestação e puerpério.
-
Alterações nos agrupamentos das listas temáticas no módulo de Acompanhamento de condições de saúde.
-
Inclusão de filtros pelo motivo da visita nas listas de gestação e puerpério e desenvolvimento infantil.
-
Inclusão dos campos Última consulta de puerpério, Última consulta de pré-natal, DUM e DPP (ecográfica e pela DUM) na lista temática de Gestação e Puerpério.

Lista de Problemas e Condições
-
Atualização das regras de avaliação de problemas e condições, considerando exclusivamente médicos e enfermeiros das equipes eSF, eMulti, eCR, eAPP e eAP.
-
Alteração no modelo de dados de problemas/condições do LEDI, para que seja permitido o uso de Código AB apenas para condições que não possuem relação com CIAP2.
-
Remoção das opções IST, Zika e Beribéri dos problemas/condições avaliadas pelo CDS.
Atendimento de Pré-Natal
- Ajuste no fluxo de preenchimento da Data da última menstruação (DUM) nos atendimentos de seguimento de pré-natal, tornando o campo opcional a partir do segundo atendimento.

Suporte a Decisão Clínica (SDC) - Dengue
- Atualização nos alertas de dengue disparados pela SDC, onde somente pesos registrados nas últimas 24 horas devem ser considerados.

Histórico clínico do cidadão
- Exibição do campo de "Anotações" no Histórico clínico do cidadão e nas impressões de visitas domiciliares e territoriais quando recusada ou ausente.
Videochamada
- Aprimoramento dos registros de log da videochamada, com maior detalhamento para suporte e diagnóstico técnico.
Vacinação
-
Inclusão do fabricante SINOVAC DALIAN VACCINE TECHNOLOGY CO. LTD. nos registros de imunobiológicos.
-
Atualização das regras para aplicação dos imunobiológicos "Nirsevimabe 0,5ml" e "Nirsevimabe 1,0ml", não sendo mais permitida a inclusão para a estratégia Serviço Privado.
-
Atualização de regra para o imunobiológico "Vacina Covid-19-inativada, Sinopharm", somente será aceito cadastro via transcrição de caderneta.
-
Atualização dos nomes dos fabricantes relacionados aos imunobiológicos e remoção da validação de vínculo obrigatório entre fabricantes e vacinas contra a Covid-19.

- Inclusão da obrigatoriedade do campo “Comunicante Hanseníase” no registro de aplicação do imunobiológico BCG.

Lista de atendimentos
- Priorização do CPF como chave principal e suficiente para identificação do cidadão nas pesquisas da Lista de atendimentos.
IMPORTANTE: A ativação desta funcionalidade é opcional, e pode ser realizada exclusivamente pelo perfil Administrador da Instalação.

Tabela SIGTAP
- Atualização da tabela SIGTAP conforme a competência de 11/2025, com inclusões e alterações em procedimentos e CID10.
Lotação de Profissionais
- Atualização das telas de criação e edição de lotação de profissionais, com a inclusão da opção “Atualizar ao importar CNES”.

RNDS
- Atualização na fila de envio de registro para a RNDS para prevenir que registros sejam enviados desnecessariamente.
CORREÇÕES
-
Correção no compartilhamento do link de videochamada via WhatsApp, garantindo seu funcionamento correto em todos os dispositivos.
-
Correção nos totais da lista temática de pessoas idosas, assegurando consistência com a lista geral para a mesma faixa etária.
-
Correção no acesso à aba “Agendamentos”, garantindo sua abertura mesmo quando existirem registros cancelados sem justificativa.
-
Correção do cenário que ocasionava falha na funcionalidade de prescrição quando a integração com o Hórus estava habilitada.
-
Correção de erro que impedia a geração de lotes de transmissão quando existiam atendimentos com registro do resultado de exame da Prova do Laço.
-
Correção de cenário em que a mensagem de "URL inválida" era apresentada incorretamente ao tentar atualizar fichas de cadastros individuais no CDS.
-
Correção no módulo da Agenda, onde ao editar o mesmo evento duas vezes, o sistema indicava que o horário inicial já estava ocupado.
-
Correção de cenário onde, o botão "Histórico de acesso" não era exibido no menu principal do sistema para profissionais com somente uma lotação.
-
Correção de cenário onde, o áudio e o vídeo da videochamada não funcionavam corretamente.
-
Correção no cálculo de idade para crianças pré-termo e sua respectiva exibição no cartão de Acompanhamento da criança.
-
Adição de mensagens de retorno no sistema para indicar erros na geração de impressões.
Versão 5.4.22 - 14/11/2025
Esta versão foram realizadas importantes correções, na lista temática de Gestação e Puerpério, na importação do arquivo .xml do CNES e ajustes na Impressão de relatórios.
-
Correção de problema em que a importação do arquivo .xml (CNES) resultava em falha em algumas situações.
-
Correção de cenário onde a lista temática de gestação e puerpério apresentava erro em algumas unidades de saúde, no módulo de Acompanhamento de condições de saúde.
-
Ajustes nas impressões dos relatórios de Cadastro individual, para que a linha de totais das colunas Masculino, Feminino e Total exiba corretamente o último caractere dos valores.
-
Correção do preenchimento automático do código de procedimento de "Consulta pré-natal" e "Consulta puerperal".
Versão 5.4.21 - 24/10/2025
Programa Dignidade Menstrual (PDM) - Emissão de autorização para retirada de absorvente menstrual
Foi implementada no Prontuário Eletrônico e-SUS APS, a opção de gerar documento de autorização para retirada de absorventes menstruais no âmbito do Programa de Dignidade Menstrual iniciativa federal que assegura a distribuição gratuita de absorventes higiênicos a meninas, mulheres e pessoas menstruantes em situação de vulnerabilidade social, conforme previsto na Lei n.º 14.214/2021 e regulamentado pelo Decreto n.º 11.432/2023.
Em consonância com a Portaria GM/MS n.º 3.076/2024, que define os critérios, procedimentos e monitoramento da disponibilização gratuita dos absorventes, esta nova funcionalidade permite que o sistema emita automaticamente uma autorização válida para retirada em farmácias populares credenciadas, com validade de até 180 dias. Dessa forma, agilizamos o processo de acesso ao benefício, promovendo transparência, rastreabilidade e conformidade às exigências legais do programa, além de facilitar o atendimento e garantir que o cidadão receba o documento necessário de forma segura e padronizada. Os critérios para retirada são:
| Pessoa com idade entre 10 e 49 anos inscrita no CadÚnico que tenha um dos critérios abaixo |
|---|
| Renda mensal até R$ 218,00 |
| Seja estudante de baixa renda da rede pública |
| Pessoa que esteja em situação de rua |
Para que essa funcionalidade seja utilizada é necessária a habilitação do certificado pelo administrador municipal e acesso do profissional através do login.gov.
Para mais informações consultar capítulo Programa de Dignidade Menstrual.

Atualização da tabela SIGTAP
Foi realizada a atualização da tabela SIGTAP conforme a competência de agosto de 2025, contemplando inclusões e alterações em procedimentos e códigos. Essa atualização é fundamental para garantir que o sistema permaneça alinhado às normativas vigentes e à padronização nacional dos códigos de procedimentos e diagnósticos, assegurando maior confiabilidade, consistência e interoperabilidade das informações registradas nos atendimentos.

Acompanhamento de Condições de Saúde com listas temáticas
- Inclusão de mais informações ao gerar relatório de acompanhamento;
- Inclusão de listas temáticas;
- Inclusão de filtros relacionados ao TRIA e IVCF-20;
- Inclusão de recurso explicativo que detalha a origem das informações exibidas nas listagens, visualizado como “Saiba mais”.
Ao gerar o relatório de Acompanhamento de Condições de Saúde, é possível visualizar a quantidade de dias desde os últimos atendimentos, a quantidade de dias desde a última visita domiciliar, o número da microárea; a última aferição de pressão arterial e data de nascimento.

A ferramenta conta agora também com Listas Temáticas apresentando informações específicas para cada condição, utilizando informações registradas no Prontuário Eletrônico do Cidadão.
É possível adicionar filtros por idade, identidade de gênero, período de atendimento, dentre outros. Para todas as listagens, na visualização inicial, você consegue acompanhar as últimas aferições de oressão arterial e altura, além do tempo da última consulta médica, de enfermagem e odontológica.
As novas listas apresentadas são:
-
Gestação e puerpério: aqui você acompanha gestação consultando individualmente o total de consultas, visitas domiciliares e outras informações;
-
Pessoa Idosa: Nesta listagem estão todas as pessoas acima de 60 anos de idade, sendo possível a visualização de medições, visitas domiciliares. Também foi incluso, o filtro avançado "IVCF-20" utilizado para identificar pessoas idosas em risco, considerando aspectos multidimensionais da sua saúde, sendo possível filtrar por pontuação ou índice;
-
Desenvolvimento Infantil: neste filtro você poderá consultar todas as pessoas de 0 a 19 anos de idade, as medições, visitas domiciliares e consultas realizadas;
-
Diabetes: acompanhamento de cidadãos com diagnóstico de hipertensão ou diabetes, últimas consultas, medições, exames, visitas domiciliares e dados cadastrais;
-
Hipertensão: acompanhamento de cidadãos com diagnóstico de hipertensão ou diabetes, últimas consultas, medições, exames, visitas domiciliares e dados cadastrais;
-
Saúde da mulher: é possível visualizar todas as pessoas do sexo feminino, bem como últimos atendimentos, últimas medições, última consulta de saúde sexual e reprodutiva, rastreamento e acompanhamento para IST (última avaliação), testes rápidos HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, rastreio para câncer de colo de útero e mama e dados cadastrais;
-
Saúde Bucal: é possível visualizar as última datas de atendimento relacionadas aos cidadãos listados, como "Primeira consulta", "Tratamento odontológico concluído" , "Último tratamento restaurador atraumático", "Registro de escovação supervisionada em atividade coletiva" e também algumas contagens de procedimentos, como "Exodontias de dentes realizadas (decíduos e permanentes)" e "Procedimentos odontológicos preventivos".

Na lista temática "Geral", agora é possível utilizar o filtro TRIA para identificar os cidadãos em risco de insegurança alimentar e aqueles que não tiveram o instrumento aplicado no módulo de Acompanhamento de condições de saúde.

Ao selecionar o filtro da lista temática, a busca será de forma automática.
Foi implementado o filtro "Não incluídos na lista de problemas e condições" no módulo de Acompanhamento de condições de saúde, possibilitando a escolha pelo profissional.
Foi adicionado um recurso explicativo que detalha a origem das informações exibidas nas listagens, visualizado como “Saiba mais”.

Acompanhamento de condições de saúde - implementação de filtros
No módulo Acompanhamento de Condições de Saúde, que reúne as listas temáticas utilizadas para o monitoramento de grupos populacionais e condições específicas, foi implementada a exibição dos filtros aplicados no topo das tabelas. Essa melhoria tem como objetivo facilitar a visualização da busca realizada, permitindo que o usuário identifique rapidamente quais critérios foram utilizados na filtragem dos dados apresentados. A inclusão dessa funcionalidade aprimora a usabilidade e a transparência na navegação das listas temáticas, contribuindo para uma experiência mais intuitiva e eficiente no acompanhamento das informações de saúde.

Acompanhamento de condições de saúde - Inclusão de procedimento
Foi adicionado o procedimento SIGTAP código 02.14.01.030-9 - Teste rápido para detecção de anticorpos contra o vírus da hepatite C em gestante às listagens temáticas relacionadas à gestação/puerpério e saúde da mulher.

Acompanhamento de condições de saúde - Bolsa família na lista temática
Implementação de novos campos de registro e acompanhamento específicos para o programa Bolsa Família nas listas temáticas de Acompanhamento de Condições de Saúde.
Acompanhamento do Território
Evolução do cadastro de imóveis e famílias para permitir informar a opção "mudou-se" para a família e o responsável familiar, simultaneamente.

Atualização no instrumento IVCF-20
Foi realizada atualização no instrumento IVCF-20: foram realizadas alterações na descrição das atividades de vida diária básica e ajustes nos comportamentos e nas relações entre as perguntas do grupo de cognição, com o objetivo de aprimorar a consistência e a precisão do preenchimento das informações.
