Versão 5.4
Novidades - Ferramentas relacionadas ao cuidado
- Novo módulo Atividade Coletiva;
- Avaliação do M-CHAT-R™ - Checklist Modificado para Autismo em Crianças Pequenas na puericultura;
- Atualizações na funcionalidade Cuidado Compartilhado;
- Incorporação do Suporte à Decisão Clínica (SDC) para Dengue no prontuário;
- Atualização de gráficos de ganho de peso gestacional;
- Atualização dos gráficos de peso e altura para crianças e adolescentes;
- Atualização dos gráficos de IMC para adultos;
- Atualizações no módulo Acompanhamento de Condições de Saúde com listas temáticas;
- Anexo de arquivos no prontuário do cidadão;
- Inclusão obrigatória de condições de diabetes e hipertensão arterial na lista de problemas e condições do cidadão;
- Atualização das fichas de notificação de caso suspeito.
Novidades - Ferramentas administrativas
- Relatório gerencial de exames
- Atualizações no comportamento das senhas de acesso;
- Implementação do relatório de envios com sucesso à RNDS;
- Atualização do modelo de informação RAC enviado para a RNDS.
Ferramentas relacionadas ao cuidado
Novo módulo Atividade Coletiva
Foi criado o módulo de Atividade Coletiva, com o objetivo de permitir o registro dessas atividades diretamente no prontuário eletrônico do e-SUS APS, eliminando a necessidade de preenchimento por meio de fichas CDS. Essa iniciativa visa simplificar o processo de registro e aprimorar o acompanhamento das ações coletivas em saúde.
Os registros poderão ser classificados como Reuniões ou Atividades em Saúde. Também será possível visualizar os registros vinculados à localidade do profissional, com a opção de aplicar filtros por profissional responsável, período, tipo de atividade, equipe e status de processamento dos registros.
Nesta atualização, foram incluídos dois novos "Temas para a saúde": Amamentação e Introdução Alimentar. Adicionalmente, foi habilitada a possibilidade de vincular temas para saúde aos registros de reuniões, desde que estejam inseridos no contexto de Educação permanente.
Agora é possível visualizar, no módulo de Atividade Coletiva, a listagem das ações previamente registradas, incluindo tanto aquelas realizadas anteriormente no próprio sistema quanto os registros oriundos de outras fontes, tais como RAS PEC, aplicativo e-SUS AC, CDS e sistemas próprios/terceiros.
Foram incluídos os filtros "Fonte dos registros" e "Origem", permitindo uma análise mais detalhada e uma gestão visual mais eficiente dos dados com base em suas respectivas origens.
Também foram incluídos os campos de Programa Saúde na Escola e INEP nos registros de atividade em reunião.
Para informações mais detalhadas sobre a usabilidade deste módulo, consultar o capítulo “Atividade Coletiva”.
Avaliação do M-CHAT-R™ - Checklist Modificado para Autismo em Crianças Pequenas na puericultura
A partir desta atualização, passa a ser possível, durante o atendimento de Puericultura de crianças entre 16 e 30 meses, realizar a avaliação por meio do M-CHAT-R (Modified Checklist for Autism in Toddlers, Revised), instrumento de triagem em dois estágios, baseado no relato dos pais/cuidadores, para avaliar risco de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças pequenas. Com essa funcionalidade, os profissionais de saúde poderão aplicar, registrar e analisar os resultados do M-CHAT-R diretamente no sistema.
Para ter acesso à ferramenta, é necessário habilitar o campo de Puericultura disponível no atendimento de crianças.
Ao habilitar o campo, a ferramenta ficará disponível para uso conforme imagem abaixo.
Ao selecionar “avaliar” o profissional terá acesso a todas as perguntas necessárias para aplicação, as quais terão como resposta “sim” ou “não”, gerando ao final o cálculo com o resultado e o encaminhamento conforme imagens abaixo.
Figura: Avaliação M-CHAT-R
Figura: Resultado M-CHAT-R
Caso necessário, o profissional poderá consultar o documento para entrevista de seguimento que é recomendada para resultados dentro do Risco Médio no M-CHAT-R.
Para informações mais detalhadas sobre a usabilidade deste módulo, consultar o capítulo “Atendimento”
Atualizações na funcionalidade Cuidado Compartilhado
-
A contagem de tempo dos cuidados compartilhados foi atualizada para ser pausada entre 17h59 de sexta-feira e 0h01 de segunda-feira.
-
Implementada a funcionalidade de notificação no módulo para alertas aos profissionais sobre novos cuidados ou evoluções recebidas.
Atualização de gráficos de ganho de peso gestacional
O prontuário eletrônico passou a contar com gráficos específicos para acompanhamento do ganho de peso durante a gestação, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) de referência da pessoa gestante.
Essa funcionalidade está disponível na aba "Gestação", dentro do card "Medições", para gestantes que iniciaram o pré-natal no sistema.
Com essa atualização, o sistema exibirá automaticamente um dos gráficos de ganho de peso, de acordo com o IMC de referência da gestante calculado no início do pré-natal:
- Baixo Peso: IMC menor que 18,5 kg/m²
- Eutrofia: IMC maior ou igual a 18,5 kg/m² e menor que 25 kg/m²
- Sobrepeso: IMC maior ou igual a 25 kg/m² e menor que 30 kg/m²
- Obesidade: IMC maior ou igual a 30 kg/m²
Atualização dos gráficos de peso e altura para crianças e adolescentes
Atualização do gráfico de altura para crianças
O sistema passou a dispor de gráficos atualizados de peso e estatura para o acompanhamento do crescimento de crianças de 0 a 10 anos de idade.
No gráfico de peso, a classificação nutricional foi revisada e agora contempla as seguintes faixas:
- Muito baixo
- Baixo
- Adequado
- Elevado
A categoria anteriormente denominada "muito elevado" foi descontinuada e não será mais apresentada.
Essa atualização visa alinhar o acompanhamento nutricional infantil às diretrizes mais recentes e facilitar a interpretação clínica por parte dos profissionais de saúde.
Atualização do gráfico de altura para adolescentes
Agora o sistema conta com o gráfico de altura atualizado para adolescentes de 10 a 19 anos. A classificação para o gráfico de altura conta com as opções:
- Adequado;
- Baixo;
- Muito baixo.
As opções "muito elevado" e "elevado" não serão mais exibidas.
As atualizações foram adaptadas do Guia para a Organização da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde.
Atualização dos gráficos de IMC para adultos
Agora ao preencher os parâmetros de peso e altura no sistema, na parte de “Antropometria, sinais vitais e glicemia capilar” o resultado de IMC acima de 29,9 será sinalizado em três graus:
- Obesidade grau I (IMC entre 30 e 34,9);
- Obesidade grau II (IMC entre 35 e 39,9);
- Obesidade grau III (IMC ultrapassa 40).
Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2016. 4. ed. São Paulo-SP. 2016.
O gráfico de acompanhamento de IMC para adultos também foi ajustado para melhor visualização, contendo no eixo Y o limite superior de 150kg a partir dos 10 anos.
Acompanhamento de Condições de Saúde com listas temáticas
- Inclusão de mais informações ao gerar relatório de acompanhamento;
- Inclusão de listas temáticas;
- Inclusão de filtros relacionados ao TRIA e IVCF-20.
Ao gerar o relatório de Acompanhamento de Condições de Saúde, é possível visualizar a quantidade de dias desde os últimos atendimentos, a quantidade de dias desde a última visita domiciliar, o número da microárea; a última aferição de pressão arterial e data de nascimento.
A ferramenta conta agora também com Listas Temáticas apresentando informações específicas para cada condição, utilizando informações registradas no Prontuário Eletrônico do Cidadão.
É possível adicionar filtros por idade, identidade de gênero, período de atendimento, dentre outros. Para todas as listagens, na visualização inicial, você consegue acompanhar as últimas aferições de oressão arterial e altura, além do tempo da última consulta médica, de enfermagem e odontológica.
As novas listas apresentadas são:
- Gestação e puerpério: aqui você acompanha gestação consultando individualmente o total de consultas, visitas domiciliares e outras informações;
- Pessoa Idosa: Nesta listagem estão todas as pessoas acima de 60 anos de idade, sendo possível a visualização de medições, visitas domiciliares. Também foi incluso, o filtro avançado "IVCF-20" utilizado para identificar pessoas idosas em risco, considerando aspectos multidimensionais da sua saúde, sendo possível filtrar por pontuação ou índice;
- Desenvolvimento Infantil: neste filtro você poderá consultar todas as pessoas de 0 a 19 anos de idade, as medições, visitas domiciliares e consultas realizadas;
- Diabetes: acompanhamento de cidadãos com diagnóstico de hipertensão ou diabetes, últimas consultas, medições, exames, visitas domiciliares e dados cadastrais;
- Hipertensão: acompanhamento de cidadãos com diagnóstico de hipertensão ou diabetes, últimas consultas, medições, exames, visitas domiciliares e dados cadastrais;
- Saúde da mulher: é possível visualizar todas as pessoas do sexo feminino, bem como últimos atendimentos, últimas medições, última consulta de saúde sexual e reprodutiva, rastreamento e acompanhamento para IST (última avaliação), testes rápidos HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, rastreio para câncer de colo de útero e mama e dados cadastrais;
- Saúde Bucal: é possível visualizar as última datas de atendimento relacionadas aos cidadãos listados, como "Primeira consulta", "Tratamento odontológico concluído" , "Último tratamento restaurador atraumático", "Registro de escovação supervisionada em atividade coletiva" e também algumas contagens de procedimentos, como "Exodontias de dentes realizadas (decíduos e permanentes)" e "Procedimentos odontológicos preventivos".
Na lista temática "Geral", agora é possível utilizar o filtro TRIA para identificar os cidadãos em risco de insegurança alimentar e aqueles que não tiveram o instrumento aplicado no módulo de Acompanhamento de condições de saúde.
Ao selecionar o filtro da lista temática, a busca será de forma automática.
Anexo de arquivos no prontuário do cidadão
A nova funcionalidade permite que os profissionais anexem arquivos diretamente no prontuário eletrônico durante atendimentos individuais e odontológicos. Isso contribui para a qualificação dos registros clínicos, por meio da inclusão de documentos e imagens em formato digital como evidências dos atendimentos.
É importante destacar que imagens e documentos de saúde costumam ocupar um volume significativo de armazenamento. Por isso, será necessário realizar um monitoramento contínuo para garantir que a infraestrutura disponível seja suficiente para suportar essa demanda sem comprometer o funcionamento do sistema.
A ativação desta funcionalidade é opcional e pode ser realizada exclusivamente pelo perfil Administrador da Instalação.
Para isto, selecione o módulo "Configurações da Instalação" e em sequência a aba "Anexo de arquivos".
Será necessário definir o diretório de armazenamento do arquivo para habilitar a funcionalidade.
Ao habilitar o anexo de arquivos, os profissionais de saúde poderão anexar arquivos ao prontuário de um cidadão caso necessário. Esses arquivos serão armazenados no diretório informado de maneira criptografada e podem ser visualizados no prontuário do cidadão por todos os profissionais que tiverem acesso.
A ferramenta permite o envio de arquivos com tamanho de até 5MB, aceitando imagens nos formatos .jpg, .jpeg e .png, além de documentos em formato .pdf.
Caso seja necessário alterar o diretório de destino dos arquivos, todos os arquivos salvos no diretório anterior devem ser transferidos para o novo diretório. Caso esse processo não seja realizado, o sistema perderá a referência para todos os arquivos já anexados, resultando em erros ao tentar acessar esses arquivos.
Certifique-se de que os arquivos sejam transferidos para o novo diretório ao realizar a alteração. É recomendado que esse processo seja realizado em horários de baixo uso do sistema e que seja realizado um backup dos arquivos anexados anteriormente para evitar quaisquer perdas de arquivos.
Inclusão obrigatória de condições de diabetes e hipertensão arterial na lista de problemas e condições do cidadão
Foi implementada uma atualização na "Avaliação" do SOAP para que os problemas e condições registrados relacionados à hipertensão arterial e ao diabetes sejam, obrigatoriamente, incluídos na lista de problemas e condições do cidadão.
Códigos CIAP2 e CID10 considerados:
Hipertensão Arterial
CIAP2 K86, K87, W81
CID10 I10, I11, I110, I119, I12, I120, I129, I13, I130, I131, I132, I139, I15, I150, I151, I152, I158, I159, I270, I272, O10, O100, O101, O102, O103, O104, O109, O11, O13, O14, O140, O141, O149, O15, O150, O151, O152, O159, O16, P292, K766
Diabetes
CIAP2 T89, T90, W85
CID10 E10, E100, E101, E102, E103, E104, E105, E106, E107, E108, E109, E11, E110, E111, E112, E113, E114, E115, E116, E117, E118, E119, E12, E120, E121, E122, E123, E124, E125, E126, E127, E128, E129, E13, E130, E131, E132, E133, E134, E135, E136, E137, E138, E139, E14, E140, E141, E142, E143, E144, E145, E146, E147, E148, E149, O24, O240, O241, O242, O243, O244, O249, P702, E232, N083, N251, P700
Atualização das fichas de notificação de caso suspeito
Na "Finalização do atendimento", foram atualizadas as opções de "Ficha de notificação de caso suspeito". As atualizações incluem: novas condições, remoção de opções obsoletas e padronização dos nomes das condições. A ficha impressa também foi atualizada, alinhando-se à versão mais recente adotada pelo SINAN.
Ferramentas Administrativas
Relatório gerencial de exames
Está disponibilizado um novo relatório gerencial que permite uma análise detalhada dos exames solicitados e avaliados durante os atendimentos realizados. Este recurso foi desenvolvido para oferecer maior visibilidade e facilitar o acompanhamento de informações relacionadas aos exames.
Vantagens:
-
Cobertura ampliada: Inclui os dados de exames registrados em atendimentos individuais e odontológicos do PEC, além das informações registradas no CDS.
-
Compatibilidade com procedimentos odontológicos: Para os atendimentos odontológicos, considera procedimentos do grupo SIGTAP 02 - Procedimentos com finalidade diagnóstica, registrados no CDS e no odontograma do PEC.
-
Análise por origem: Visualize o volume de exames solicitados e avaliados por meio do campo “Origem”.
-
Exportação de dados: Permite a exportação dos resultados em arquivos CSV, garantindo maior flexibilidade no uso e compartilhamento das informações.
Relatórios de envios com sucesso
Agora é possível gerar relatórios dos envios realizados com sucesso para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), com o objetivo de proporcionar aos administradores municipais maior transparência e controle sobre as informações efetivamente transmitidas.
Em conjunto ao lançamento do relatório de sucesso realizou-se adaptações nas telas de envio da RNDS que possui o caminho "Gestão municipal > aba 'RNDS'" e poderá ser acessado por usuários com o perfil de "Administrador municipal". As opções de geração do relatório são:
- "Status da tentativa de envio" com as opções: "Com erros" e "Com sucesso";
- "Período do relatório";
- "Tipo de registro": RIAC ou RIAR, RAC e RPM;
- Botões "Cancelar" e "Gerar relatório".
Ao clicar no botão "Gerar relatório" a tabela "Relatórios em processamento /processados (7 dias)" exibirá uma nova linha com o relatório, em caso de sucesso será possível exportar a planilha com as informações solicitadas pelo usuário.
O relatório deve conter um resumo das informações inseridas pelo usuário nos campos "Data do envio", "Tipo de registro", "Id do registro", "Status do envio" e "uuidRNDS".
Atualizações no comportamento das senhas de acesso
-
Foi implementada uma validação que impede o usuário de alterar sua senha mais de uma vez em um intervalo inferior a 24 horas, com o objetivo de reforçar a segurança do sistema. Somente o Administrador Municipal ou Coordenador da UBS poderá resetar a senha do usuário para conceder acesso nestes casos.
-
Nas instalações do tipo "Produção", foi desabilitada a funcionalidade de salvamento automático de usuário e senha pelo navegador no momento do login, como medida de proteção adicional às credenciais de acesso dos usuários.
Atualização do modelo de informação RAC enviado para a RNDS
- Foi atualizado do modelo RAC enviado para a RNDS, onde os marcos do desenvolvimento infantil devem serão enviados neste modelo de informação.