Pular para o conteúdo principal

4. Equipe de Saúde Bucal

Na Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, as equipes de Saúde Bucal (eSB) trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Odontológicas Móveis (UOM).

As eSB da Estratégia Saúde da Família são muito importantes para melhorar a assistência odontológica das pessoas. Elas seguem os princípios do SUS: atender a todos (universalidade), tratar todos de forma justa e de acordo com sua necessidade (equidade) e cuidar de todos os aspectos da saúde (integralidade). Essas equipes trabalham com outros profissionais de saúde, criando laços com as famílias e as comunidades para oferecer um cuidado mais eficaz.

No Gerencia APS, existem 2 blocos de solicitação para Equipes de Saúde Bucal: eSB 40 horas e eSB com Carga Horária Diferenciada.

Credenciamento de eSB 40h

imagem 1 Seção 4 - Figura 1 - Novo credenciamento de eSB 40h


A equipe de Saúde Bucal (eSB) de 40 horas é composta por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal, atuando com carga horária semanal de 40 horas. Trabalha nas UBS, juntamente com as equipes de saúde e os ACS.

Equipe de Saúde Bucal com Carga Horária Diferenciada (eSB CHD)

imagem 1 Seção 4 - Figura 2 - Novo credenciamento de eSB CH Diferenciada


A equipe de Saúde Bucal com Carga Horária Diferenciada (eSB CHD) caracteriza-se por arranjos específicos de funcionamento, com jornadas semanais de 20 ou 30 horas. Essa estratégia tem como objetivo proporcionar maior flexibilidade na organização das ações de Saúde Bucal no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), além de adequar a composição das equipes às particularidades e necessidades de cada território.

info

Leia mais sobre as Equipes de Saúde Bucal aqui.