SERVIÇOS DE TELESSAÚDE EM APOIO À REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19

Relato nº:003478


UF/Município:

PE - RECIFE

Autor:

DULCINEIDE GONCALO DE OLIVEIRA


Data da Experiência:

03/02/2020


Linha Temática:

Uso de tecnologia de informação e comunicação, como telefone, teleatendimento, whatsapp, teleconsulta, telemonitoramento etc. para ações de comunicação, atendimento, monitoramento e prevenção a partir das equipes da APS.


Local da Experiência:

Secretaria Estadual de Saúde


Título da Experiência:

SERVIÇOS DE TELESSAÚDE EM APOIO À REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19


Contextualização:

A APS constitui a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde no SUS, portanto, referência nas ações de prevenção e controle dos agravos à saúde, especialmente no que tange ao cenário de pandemia. Para tanto, os serviços desenvolvidos no NET-SES/PE, com abrangência na APS visam apoiar as ações na rede de atenção à saúde, envolvendo as áreas de Teleassistência, Teleducação e Telegestão. O NET-SES-PE é composto por uma equipe multiprofissional, que busca implementar e integrar as ações de educação permanente, assistência e gestão, por meio Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas a saúde, e desenvolver as ações estabelecidas na Política Estadual de Telessaúde.


Objetivos:

Relatar a experiência do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (NET-SES/PE) na oferta de serviços de Teleassistência, Teleducação e Telegestão para a Rede de Atenção Primária à Saúde, no contexto da COVID-19.


Metodologia:

Relato de experiência do NET-SES/PE na oferta de serviços, frente ao cenário de distanciamento social, no período de fevereiro a junho de 2020. As atividades foram planejadas junto às áreas técnicas da SES/PE. Mediante o cenário de pandemia da COVID-19 foi necessário investir em novas estratégias de Teleducação para o compartilhamento de informações confiáveis, no que tange à assistência, gestão, formação em saúde e população em geral. Os serviços contaram com apoio de equipe multiprofissional da saúde e tecnologia; parceria com Programas de Residência em Saúde e Instituições de Ensino como a Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As ações de Telegestão ocorreram primordialmente em consonância com as áreas técnicas da SES/PE, com abrangência no território estadual. Na área da Teleassistência, as atividades foram embasadas nos planos de contingenciamento e em alinhamento com as normativas nacionais, sobre a atuação da Telemedicina no Brasil.


Resultados:

Os serviços de Teleducação implantados com alcance na APS envolveram produção de podcast, comunidades de práticas, cooperação técnica com Programas de Residência em Atenção Básica e Saúde da Família, produção de materiais informativos (cards, protocolo APS/PE, Perguntas e Respostas - População e Profissionais de Saúde sobre a COVID-19, homepage), divulgação nas redes sociais: instagram, Facebook, Youtube e Soudclaud e webpalestras (141 sessões de vídeocolaboração em 12.351 pontos conectados). Na Teleassistência foi implantada a Teleconsultoria assíncrona nas áreas de Medicina da Família e Comunidade, Dermatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Pediatria, Pneumologia, Medicina Legal e Perícia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Infectologia, Psiquiatria, Gastroenterologia e Saúde Pública, totalizando de abril a junho, 17 Teleconsultorias assíncronas. Enquanto na Telegestão foram 232 sessões, alcançando 5.319 profissionais reunidos remotamente em todo Estado.


Considerações Finais:

Os serviços desenvolvidos no NET-SES/PE, mediante o cenário de pandemia da COVID-19, fazem parte de um plano de ações sob gestão da SES/PE, que visa apoiar a continuidade do cuidado longitudinal nos territórios, e fomentar o cumprimento das medidas de distanciamento social recomendadas. Portanto, continuam sendo ofertados e espera-se que sejam mantidos como forma de fortalecer cada vez mais a rede da APS, gerando melhorias no processo de trabalho e maior qualidade na assistência à saúde.


Coautor:


Participantes:

Equipe do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.



Mais informações?

Acesso ao site da Iniciativa: https://bit.ly/APSForteCovid
Para entrar em contato com a comissão organizadora, mande um e-mail para apsforte@saude.gov.br.