2. Acesso ao Sistema
O acesso ao Siaps é realizado por meio da plataforma e-gestor APS ou diretamente no endereço eletrônico do Siaps. Atualmente, é possível acessar o sistema utilizando um dos seguintes perfis: Federal, Estadual e Municipal (Figura 1.0). O tipo de perfil determina os níveis de visualização e operação disponíveis.
Figura 1.0: Perfis de acesso ao Siaps
Perfil Gestor Municipal: perfil com acesso apenas ao município logado, ou seja, o perfil permite acesso aos dados de um único município. Esse perfil apresenta nível de visualização até equipe.
Perfil Gestor Estadual: perfil com acesso aos municípios do estado logado, ou seja, o perfil permite acesso aos dados de todos os municípios de um único estado. A consulta e visualização são permitidas para apenas um município por vez. Esse perfil apresenta nível de visualização até equipe.
Perfil Gestor Federal: perfil com acesso aos municípios dos estados, ou seja, o perfil permite acesso aos dados de todos os municípios de todos os estados e Distrito Federal. A consulta e visualização são permitidas para apenas um estado e um município por vez. Esse perfil apresenta nível de visualização até equipe.
Após logar no sistema, será possível visualizar a tela inicial, conforme a figura 2.0 Essa interface foi desenvolvida para oferecer uma visão geral rápida e funcional, facilitando o acesso aos principais módulos, relatórios e ferramentas disponíveis.
Figura 2.0. Tela inicial do Siaps.
Tela inicial é composta pelos seguintes elementos:
- Menu do Gestor: apresenta, na barra superior, à esquerda, o menu com as informações relacionadas ao perfil do gestor logado.
- Status do Centralizador Nacional: indica o status de funcionamento do centralizador nacional, sendo eles: online ou offline.
- Componentes do cofinanciamento da APS: permite visualizar informações relacionadas aos componentes cofinanciamento federal da APS.
- Outros Relatórios: disponibiliza relatórios públicos gerados a partir dos dados registrados no sistema por meio das aplicações da Estratégia e-SUS APS e possibilita o acesso aos dados históricos referentes aos períodos anteriores à implementação do Siaps.
- Materiais de Apoio: reúne documentos de suporte ao uso do sistema, como notas técnicas, portarias e o manual do usuário.
- Relatórios da APS: disponibiliza relatórios de forma pública com informações sobre financiamento, cobertura e outras estratégias e programas da Atenção Primária à Saúde.