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3. Funcionalidades do Sistema

Para possibilitar uma análise mais precisa da atuação das equipes que compõem a APS e subsidiar uma tomada de decisão nas três esferas de gestão, o Siaps disponibiliza relatórios consolidados cuja fonte são os dados enviados pelos municípios por meio dos Sistemas e-SUS APS: Prontuário Eletrônico e-SUS APS, Coleta de Dados Simplificada - CDS, aplicativos e-SUS APS (e-SUS Território, Vacinação, Atividade Coletiva, etc.) e o LEDI e-SUS APS (Integração para sistemas próprios ou terceiros). Esses relatórios são atualizados a cada competência e possibilitam análises sobre saúde, práticas profissionais de abordagem individual e coletiva, procedimentos e perfis populacionais, além de disponibilizar informações detalhadas sobre o cofinanciamento federal da APS, o panorama sobre vínculo e acompanhamento territorial e a avaliação de qualidade das equipes por meio do monitoramento de indicadores, que apoiam o planejamento, a gestão e a qualificação dos serviços de saúde.

3.1. Módulo Componentes do Cofinanciamento Federal da APS

Ao clicar em “Componentes do Cofinanciamento da APS”, na tela inicial, o usuário será direcionado para uma tela intermediária que funciona como ponto de seleção, promovendo uma navegação rápida e eficiente entre os diferentes setores do Siaps. Nesse sentido, ela permite escolher o Componente do Cofinanciamento Federal da APS que se deseja acessar, conforme a figura 3.

Figura 3 - Tela intermediária do Siaps

Dentre os principais elementos que compõem a tela intermediária estão:

  1. Componente Fixo: apresenta dados do incentivo financeiro federal para apoiar o custeio e a implantação das equipes.
  2. Componente de Vínculo e Acompanhamento Territorial – CVAT: apresenta os dados detalhados do cálculo desse componente.
  3. Componente de Qualidade: apresenta os indicadores de qualidade com as classificações de ótimo, bom, suficiente e regular.
  4. Materiais de apoio: reúne documentos de suporte ao uso do sistema, como notas técnicas, portarias e o manual do usuário.
  5. Dúvidas e sugestões: direciona para a plataforma de suporte aos entes federados.

3.1.1 Componente Fixo

O componente fixo é o incentivo financeiro a ser repassado pelo Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde e do Distrito Federal para apoiar o custeio e a implantação das equipes. Essa funcionalidade direciona para o Relatório de Pagamento disponível no e-Gestor APS (Figura 4).

Figura 4 - Relatório de Pagamento APS do e-Gestor APS que disponibiliza dados do Componente Fixo

3.1.2 Componente de Vínculo e Acompanhamento Territorial - CVAT

O Componente de Vínculo e Acompanhamento Territorial (CVAT) tem como objetivo estimular a qualificação do cadastro, a reorganização da Atenção Primária no território e a melhoria do atendimento à população. Para o acompanhamento desse componente, o Siaps disponibiliza as formas de visualização dos dados, conforme figura 5.

Figura 5 - Abas de seleção de visualização de dados disponíveis no SIAPS para o Componente CVAT

  1. Visão por Competência: permite visualizar dados de todas as equipes avaliadas para uma única competência selecionada, sendo possível filtrar a competência ou quadrimestre e o tipo de equipe.
  2. Visão por Equipe: permite visualizar dados de uma equipe selecionada, sendo possível filtrar a equipe, competências e quadrimestre.
  3. Visão por Variável: permite visualizar dados de uma variável selecionada, sendo possível filtrar a equipe, competências e quadrimestre.

Em todas as visualizações é possível baixar os dados filtrados em tela nos formatos csv e xlsx. Além disso na parte superior da tela temos um resumo dos dados do município consultado e a sua classificação no Índice de Equidade de Dimensionamento – IED.

3.1.2.1 - Visão por Competência - CVAT

Figura 5.1 - Detalhamento dos Resultados da visão por Competência do CVAT

Na visão por competência, depois de aplicado os filtros disponíveis, é apresentado o Resultado, em que consta a Competência e o Tipo de Equipe (Figura 5.1).

Nos resultados são apresentados os nomes das equipes, que ao posicionar o mouse sobre o dado será visualizado as informações adicionais de INE e do código do estabelecimento em que a equipe está cadastrada. Nas colunas, representadas por letras, constam a informação do quantitativo de pessoas por cada variável. Na legenda que traduz cada letra por variável, também informa o peso de cada variável. Na coluna com título pontuação está descrito o resultado do cálculo entre o quantitativo de pessoas e peso de cada variável por equipe. Essa pontuação é classificada conforme legenda de cores (Figura 5.2).

Na Quantidade de Itens é apresentado o número total de equipes apresentadas, que para a visualização geral tem a possibilidade de barra de rolagem para visualizar dados em outra página e de expandir linhas na tela.

Figura 5.2 - Detalhamento dos Resultados da visão por Competência do Componente CVAT

3.1.2.2 - Visão por Equipe – CVAT

Na visão por equipe, depois de aplicado os filtros disponíveis, é apresentado o Resultado, em que consta a visualização do INE da equipe (Figura 5.3).

Nos resultados são apresentados os nomes das variáveis e o nome da equipe, que ao posicionar o mouse sobre o dado será visualizado as informações adicionais de INE e do código do estabelecimento em que a equipe está cadastrada. Na coluna de competência consta a informação do quantitativo de pessoas por cada variável. Na linha com título pontuação está descrito o resultado do cálculo entre o quantitativo de pessoas e peso de cada variável da equipe. Essa pontuação é classificada conforme legenda de cores (Figura 5.3).

Figura 5.3 - Detalhamento dos Resultados da visão por Equipe do Componente CVAT

3.1.2.3 - Visão por Variável – CVAT

Na visão por variável, depois de aplicado os filtros disponíveis, é apresentado o Resultado, em que consta, visualização da variável, competência e tipo de equipe selecionada (Figura 5.4).

Nos resultados são apresentados os nomes das equipes, que ao posicionar o mouse sobre o dado será visualizado as informações adicionais de INE e do código do estabelecimento em que a equipe está cadastrada. Na coluna de competência consta a informação do quantitativo de pessoas por variável (Figura 5.4).

Na seção de Quantidade de Itens, você encontra o número total de equipes apresentadas. Para facilitar a visualização geral, há uma barra de rolagem que permite navegar por diferentes páginas com a opção de expandir linhas na tela, que possibilita visualizar mais equipes.

Figura 5.4 - Detalhamento dos Resultados da visão por Variável do Componente CVAT

3.1.3 Componente de Qualidade

O Componente de Qualidade visa incentivar a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços ofertados na APS por meio da indução de boas práticas e do aperfeiçoamento dos resultados em saúde.

Inicialmente, é necessário selecionar quais indicadores deseja acessar, sendo possível escolher entre os indicadores da Estratégia Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal na APS e equipes Multiprofissionais na APS. (Figura 6). Realizada essa ação, o sistema direcionará para visualização dos dados. Na tela de visualização de dados, é possível também navegar entre os diferentes eixos temáticos dos indicadores. Para o acompanhamento desse componente, o Siaps disponibiliza as formas de visualizações dos dados (Figura 6.1).

Equipes Multiprofissionais na APS Figuras 6 - Abas de seleção dos indicadores por equipe avaliada disponíveis no Siaps para o Componente Qualidade.

Figura 6.1. Abas de seleção de visualização de dados disponíveis no Siaps para o Componente Qualidade

  1. Indicadores: Indicadores de cada equipe avaliada.
  2. Visão por Competência: permite visualizar dados de todas as equipes avaliadas para uma única competência selecionada, sendo possível aplicar filtro de competência ou por quadrimestre e de tipo de equipe.
  3. Visão por Equipe: permite visualizar dados de uma equipe selecionada, sendo possível filtrar a equipe, competências e quadrimestre.
  4. Visão por Indicador: permite visualizar dados de um indicador selecionado para todas as equipes, sendo possível filtrar o indicador, o tipo de equipe, competências e quadrimestre. Essa visão é apresentada apenas no indicador Mais Acesso à APS.
  5. Filtro: Permite filtrar em cada visão, por competência e tipo de equipe, sempre clicando em “Aplicar filtro”.
  6. Em todas as visualizações é possível baixar dos dados filtrados em tela no formato csv e xlsx.

3.1.3.1 Indicadores da Estratégia Saúde da Família na APS

Os indicadores da Estratégia Saúde da Família na APS avaliam as equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipe de Atenção Primária (EAP).

3.1.3.1.1 Visão por Competência - Qualidade – Indicador Mais Acesso

Figura 6.1. Detalhamento dos Resultados da visão por Competência do Componente Qualidade – Indicador Mais Acesso

Dentre os principais elementos que compõem essa tela estão:

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a competência e o tipo de equipe selecionada.
  2. Competência: Competência selecionada na visão.
  3. Descrição das equipes avaliadas: apresenta o resultado das equipes avaliadas nesse indicador
  4. Numerador (NM): Número total de atendimentos por demanda programada (consulta agendada programada; cuidado continuado; e consulta agendada).
  5. Denominador (DN): Número total de atendimentos por todos os tipos de demandas (espontâneas e programadas)
  6. Pontuação: resultado do cálculo do indicador por equipe. Essa pontuação é classificada conforme legenda de cores.
  7. Legenda: Legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado, em conjunto com as abreviações apresentadas.
3.1.3.1.2 Visão por Equipe – Qualidade: Indicador Mais Acesso à APS

Figura 6.3 - Detalhamento dos Resultados da visão por Equipe do Componente Qualidade – Indicador Mais Acesso à APS

Dentre os principais elementos que compõem essa tela estão:

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a competência e a equipe selecionada com o Identificador Nacional de equipe (INE).
  2. UBS: nome da Unidade Básica de Saúde (UBS), a qual a equipe está cadastrada.
  3. Numerador: número total de atendimentos por demanda espontânea
  4. Denominador: número total de atendimentos por todos os tipos de demandas (espontâneas e programadas)
  5. Pontuação: cálculo do indicador por competência, para a equipe avaliada.
  6. Legenda: legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado.
  7. Baixar os dados filtrados em tela: baixar dados apresentados na tela
3.1.3.1.3 Visão por Indicador – Qualidade: Indicador Mais Acesso à APS

Figura 6.4 - Detalhamento dos Resultados da visão por Indicador do Componente Qualidade – Indicador Mais Acesso à APS

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a competência e o tipo de equipe
  2. Equipe: lista das equipes avaliadas nesse indicador.
  3. Competência: competência filtrada para aquela visão.
  4. Legenda: legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado.
  5. Baixar os dados filtrados em tela: Baixar dados apresentados na tela.
3.1.3.1.4 Visão por Competência - Qualidade – Outros Indicadores

Para os indicadores de Desenvolvimento Infantil; Gestante e Puérpera; Diabetes; Hipertensão Arterial; Pessoa Idosa; Prevenção ao Câncer na mulher, a visão por competência possui um comportamento diferente.

Figura 6.5 - Detalhamento dos Resultados da visão por Competência do Componente Qualidade – Outros Indicadores

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a competência e o tipo de equipe.
  2. Competência: Competência selecionada na visão.
  3. Equipe: lista das equipes avaliadas nesse indicador.
  4. Boas Práticas: as boas práticas são representas por letras nas colunas, de acordo com a legenda abaixo e apresentam o quantitativo de pessoas por cada boa prática.
  5. Numerador (NM): somatório de boas práticas realizadas pela equipe.
  6. Denominador (DN): número total de pessoas relacionadas ao indicador vinculadas à equipe.
  7. Pontuação: cálculo final do indicador, para a equipe avaliada.
  8. Legenda: legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado.
  9. Baixar os dados filtrados em tela: Baixar dados apresentados na tela
3.1.3.1.5 Visão por Equipe – Qualidade: Outros Indicadores

Figura 6.6 - Detalhamento dos Resultados da visão por Equipe do Componente Qualidade – Outros Indicadores

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a equipe com o Identificador Nacional de equipe (INE) e a competência selecionada.
  2. UBS: nome da Unidade Básica de Saúde (UBS), a qual a equipe está cadastrada.
  3. Lista de Boas Práticas: boas práticas relacionadas ao indicador com o total de pessoas para a competência filtrada.
  4. Pontuação: cálculo final do indicador, para a equipe avaliada.
  5. Legenda: legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado.
  6. Baixar os dados filtrados em tela: Baixar dados apresentados na tela.
3.1.3.1.6 Visão por Boas Práticas - Qualidade: Outros Indicadores

Figura 6.7 - Detalhamento dos Resultados da visão por Boas Práticas do Componente Qualidade – Outros Indicadores

  1. Resumo da seleção: apresenta o indicador, a competência e o tipo de equipe selecionada.
  2. Boa prática: apresenta a boa prática selecionada.
  3. Equipes: lista das equipes avaliadas nesse indicador com o resultado por competência selecionada.
  4. Legenda: legenda de cores que classifica a equipe de acordo com seu resultado.
  5. Baixar os dados filtrados em tela: Baixar dados apresentados na tela.

3.2. Outros Relatórios

Disponibiliza relatórios públicos gerados a partir dos dados registrados nos sistemas e-SUS APS e sistemas próprios ou terceiros por meio do LEDI e-SUS APS. Contempla informações sobre práticas profissionais de abordagem individual e coletiva, procedimentos, visitas domiciliares, condições de saúde e perfis populacionais e direciona para consulta aos dados históricos referentes aos períodos anteriores à implementação do Siaps (Figura 7), como forma de facilitar o manejo dos dados no período de transição.

Figura 7 - Relatórios do Sisab

3.3. Relatórios da APS

Relatórios disponíveis de forma pública para gestores. Contempla informações sobre financiamento, cobertura e outras estratégias e programas da Atenção Primária à Saúde (Figura 8).

Figura 8 - Relatórios Públicos da APS do e-Gestor APS

3.4 Material de apoio

Reúne documentos de suporte ao uso do sistema, como notas técnicas, portarias e o manual do usuário, que são essenciais para orientar e facilitar o uso adequado do sistema.

3.5. Dúvidas ou Sugestões

Para garantir o uso adequado dos sistemas de informação vinculados à APS, todas as dúvidas, dificuldades operacionais ou demandas relacionadas ao funcionamento do Siaps devem ser encaminhadas ao canal oficial de suporte técnico do Ministério da Saúde.

O atendimento é realizado por meio do Webatendimento, disponível no endereço eletrônico: https://webatendimento.saude.gov.br/faq/saps. Este canal reúne uma base de conhecimento com perguntas frequentes (FAQ), além de possibilitar o registro de solicitações e acompanhamento de chamados técnicos. O uso do canal oficial contribui para o registro sistematizado das demandas e garante respostas mais ágeis e adequadas, respeitando os fluxos institucionais de apoio aos usuários do sistema.