Pular para o conteúdo principal

Fluxo de geração do certificado digital no e-Gestor APS para o e-SUS APS:



Download Infográfico

Geração do certificado digital no e-Gestor APS:

Este instrutivo visa orientar os gestores e técnicos responsáveis pela Estratégia e-SUS APS a habilitarem o Certificado Digital no e-SUS APS para envio de registros e acesso a RNDS via SUS Digital Profissional e também habilitar a primeira etapa para ativação da interoperabilidade com o CADSUS no módulo de cadastro do Cidadão.

Vale ressaltar que para habilitar por completo a interoperabilidade entre o e-SUS APS e o CADSUS, após este processo, é necessário ativar o acesso via HTTPS a Instalação do Prontuário Eletrônico e-SUS APS e também o método de login via gov.br, com tutoriais presentes nessa sessão de manual (Apoio a Implantação).

Municípios que NÃO possuem certificado digital A1

Quando o município ou Distrito Federal que utilizam o Prontuário Eletrônico e-SUS APS não possuir certificado digital do tipo A1, o Administrador Municipal da instalação do sistema deverá seguir os seguintes passos:

Acessar o ambiente restrito do portal e-Gestor APS com Login e Senha do gestor municipal;

No perfil Gestor da Atenção Básica, vá em Gerenciar Usuários;

alt text

No nome do Gestor da Atenção Básica ou da Referência Técnica do e-SUS APS, vá em Adicionar perfil;

alt text

Em Perfis de acesso, selecione o programa Implantação e-SUS APS e o perfil de acesso Gestor do Programa Municipal;

alt text

Agora, faremos login novamente na área restrita do e-Gestor APS, mas com o acesso do Fundo Municipal de Saúde (FMS), com CNPJ e senha;

alt text

Selecione o perfil "TOKEN PARA IMPLANTAÇÃO e-SUS APS";

Preencha o formulário com os dados do usuário responsável pela geração do token (CPF e Nome) e selecione o Estabelecimento de saúde onde o token será utilizado para autenticação, em seguida clique em "Gerar Token". Todos os tokens gerados serão exibidos na aba "Tokens gerados".

info

[ATENÇÃO] A validade do token é até às 23:59h do dia de sua geração. Após esse período é automaticamente desativado, não sendo mais possível utilizá-lo.

nota

O responsável (CPF) por gerar o token no e-Gestor APS deverá ser o mesmo a realizar a solicitação de credenciamento no e-Gestor APS.

Após obter o Token copie a Contra Chave no sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico e-SUS APS no módulo "Gestão Municipal" na aba "Configuração RNDS, conforme a figura 3.11.4.

De posse do token gerado no sistema e-Gestor APS e a Contra Chave copiada no sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico e-SUS APS, proceda na solicitação de credenciamento no e-GESTOR APS, para obter permissão de acesso a RNDS e APROVAÇÃO para produção.

Após realizar o credenciamento faça o download do certificado gerado.

Municípios que POSSUEM certificado digital A1

O município ou Distrito Federal que possua certificado digital A1 também deverá gerar o token no e-Gestor APS e copiar a Contra Chave do Prontuário Eletrônico e-SUS APS para preehimento dos campos abaixo:

info

[ATENÇÃO] Não carregue o 'certificado .cer'. O tipo de arquivo gerado não é compatível com o sistema.

Realizando solicitação de credenciamento no e-Gestor APS:

Ao logar no e-Gestor APS com o perfil de gestor municipal, selecione o programa Implantação e-SUS APS:

Na tela seguinte, serão exibidas informações diversas relativas as credenciais geradas, termo de uso, certificado disponível e solicitação de nova credencial, conforme pode ser visto na imgem abaixo:

Clicando em será solicitado ao integrador, informar o token e contra-chave para seguimento no processo de credenciamento:

Após validação dos dados na tela acima, será apresentado ao solicitante o formulário de credenciamento abaixo:

Na área de Certificado Digital, caso tenha um certificado próprio, importe-o conforme a extensão .CER ou .PFX. Caso não tenha um certificado próprio, clique em gerar certificado e cadaste uma senha:

Siga com o preenchimento dos dados do formulário, informando o telefone de contato e e-mail da gestão responsável.

Em "Indique um estabelecimento filho", informe os estabelecimentos que ficarão vinculados ao CNES pai:

Depois indique os dados do gestor responsável:

E as informações do sistema solicitante:

Ao clicar em será exibida a tela de aceite dos termos de uso, conforme pode ser visto abaixo:

Ao clicar em "Confirmar e avançar", será realizada a conclusão de solicitação de credenciamento no e-Gestor APS e o integrador estará formalmente apto para integração a RNDS via e-SUS APS PEC.

Na tela de credenciais geradas, será possível ter acesso ao ID do solicitante e ao certificado que deverá ser informado no Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

Criando a pasta de "chaves" no sistema

A partir do momento que o Certificado Digital foi gerado no e-Gestor, será necessário que o Administrador da Instalação, de posse do certificado (.pfx ou .p12), cadastre na aplicação. Será necessário criar a pasta “chaves” e incluir o arquivo (.pfx ou .p12) nesta pasta. A depender do sistema operacional o administrador da instalação deverá proceder da seguinte forma:

Se o sistema operacional for Windows - Acesse a pasta:

C:\ProgramFiles\e-SUS\webserver\chaves

Inclua o arquivo (.pfx ou .p12) na pasta “chaves”.

alt text

Se o sistema operacional for Linux - Acesse o repositório com o comando:

cd /opt/e-SUS/webserver/

Crie a pasta “chaves” utilizado o comando:

sudo mkdir chaves

Inclua o arquivo (.pfx ou .p12) na pasta “chaves”.

alt text

Cadastrando o Certificado Digital no Prontuário Eletrônico e-SUS APS

Nesta etapa o administrador municipal acessa a instalação Prontuário Eletrônico e-SUS APS com login e senha para habilitar o acesso do Prontuário Eletrônico e-SUS APS à RNDS por meio do módulo “Gestão Municipal”. Neste módulo, na aba “Configuração RNDS”, o administrador municipal selecionará o certificado - previamente inserido pelo administrador da instalação na pasta “chaves” da instalação Prontuário Eletrônico e-SUS APS - informará a senha do certificado e o identificador do solicitante obtido no e-GESTOR, no momento em que a solicitação de credenciamento é homologada para o acesso a RNDS.

alt text

Após a habilitação, poderão ser observados os registros enviados a RNDS em Gestão Municipal, RNDS.

alt text

Na tela de atendimento do cidadão, realizado por profissional de nível superior no Prontuário Eletrônico e-SUS APS, será apresentado o novo botão SUS Digital Profissional com link de acesso a RNDS externamente ao Prontuário Eletrônico e-SUS APS, conforme a imagem abaixo:

alt text

nota

Vale destacar que para acessar ao prontuário do Cidadão na RNDS, o profissional deve possuir seu login gov.br no nível prata ou ouro.

Dúvidas mais frequentes sobre o processo de geração do Certificado Digital para RNDS/CADSUS do e-SUS APS

1 - Erro Nenhum estabelecimento da APS localizado durante a geração de token no programa "Implantação e-SUS APS" do e-Gestor APS (com acesso do FMS).

Resolução: Corrigir o cadastro no CNES da Secretaria de Saúde do município, verificando os seguintes pontos: Natureza Jurídica (Grupo) = ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Tipo de Estabelecimento = CENTRAL DE GESTAO EM SAUDE Atividades do Estabelecimento = cadastrar "Atividade": AMBULATORIAL para um "Nível de atenção": "ATENÇÃO BÁSICA" ou "MÉDIA COMPLEXIDADE" Observação: aguardar próxima virada de competência do CNES para que a alteração esteja disponível no e-Gestor APS e assim realizar nova tentativa.

2 - Erro Contra Chave inválida! ao iniciar abertura de um novo formulário para geração do certificado no programa "Implantação e-SUS APS" do e-Gestor APS (com acesso do Gestor Municipal).

Resolução: 1º passo: é necessário inativar o atual responsável municipal e logo na sequência inseri-lo novamente buscando o Município e o Responsável. Para isso, entre com o perfil de Administrador da Instalação em Configurações da Instalação > Municípios e responsáveis. 2º passo: ao reinserir o responsável (que pode ser a mesma pessoa de antes), entre no perfil de Administrador Municipal e realize a ativação desse administrador. Para ativar, gere um novo token para este administrador no e-Gestor, com o perfil do FMS, na opção INSTALAÇÃO/ATUALIZAÇÃO PEC E-SUS APS, no motivo "Troca de administrador da instalação". Com este token, entre novamente no e-Gestor, agora com o perfil de gestor municipal ou técnico do SISAB, na opção GERADOR DE CONTRA-CHAVE, em "código de liberação" digite ou cole o token, copie a chave que o seu servidor do e-SUS forneceu para o responsável e cole no GERADOR DE CONTRA-CHAVE onde solicitado e gere sua contra-chave. Com esta contra-chave, habilite o novo administrador concluindo todo o processo. 3º passo: a partir daqui, você conseguirá dar andamento no processo de integração do e-SUS APS com a RNDS/CADSUS através da geração do certificado digital pelo e-Gestor.

3 - Erro Não foi possível localizar o CNES! no formulário para geração do certificado no programa "Implantação e-SUS APS" do e-Gestor (com acesso do Gestor Municipal).

Resolução: Realizar nova tentativa mais tarde, fora de horário "comercial" ou em outro dia, pois esta mensagem comumente está ligada à instabilidade temporária do sistema e-Gestor APS.

4 - Erro Não foi possível localizar o responsável pelo CPF informado! no formulário para geração do certificado no programa "Implantação e-SUS APS" do e-Gestor (com acesso do Gestor Municipal).

Resolução: Verificar se o gestor selecionado para esta habilitação está previamente cadastrado no CNES da Secretaria de Saúde do município, com algum CBO elegível para a habilitação, conforme o seguinte arquivo com a listagem de CBOs Elegíveis. Observação: arquivo disponibilizado na sessão "Indique o gestor responsável" do formulário.