CAPÍTULO 14 - Videochamadas
Este módulo permite que os profissionais do Prontuário Eletrônico e-SUS APS realizem videochamadas com profissionais internos ou externos à UBS ou outro estabelecimento de saúde que tenha o Prontuário Eletrônico e-SUS APS instalado. Neste caso, o cidadão poderá ou não estar presente na chamada e a mesma será conduzida através de um canal oficial de comunicação garantindo a segurança desta ação.
Uma das possíveis modalidades de uso desse módulo é a realização de Teleinterconsultas.
14.1 Módulo Videochamada e-SUS APS
Após realizar habilitação para videochamadas no Prontuário Eletrônico e-SUS APS, será criada uma nova chamada no módulo Videochamadas
Para iniciar a telechamada, inicialmente o profissional que estiver realizando o atendimento deve sinalizar se o cidadão participará presencialmente da videochamada.
Fonte: SAPS/MS.
Confirmada ou não a participação presencial do cidadão, o profissional deverá habilitar microfone e câmera e clicar em (Criar chamada).
14.2 Termo de Responsabiliade - Profissional de Saúde
Após clicar em "Criar chamada", será gerado um Termo de Responsabilidade para o profissional estar ciente das informações descritas no termo.
O Termo de Responsabilidade do Profissional da Saúde, é o documento que informa tópicos necessários que o profissional precisa estar ciente antes de iniciar o atendimento, além de trazer informações relevantes a respeito dessa aplicação.
Ao realizar a leitura do termo, clicar em "Continuar" para gerar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do Cidadão.
14.3 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Cidadão
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do Cidadão estará disponível para o cidadão que participará de forma presencial da videochamada na companhia do profissional.
É dever do profissional que está presente com o cidadão, realizar a leitura do Termo de Consentimento para o mesmo e pergunta-lo se há consentimento.
Após leitura e concordancia do cidadão, clicar em " Cidadão está ciente e concorda com a realização da videochamada" e a chamada será iniciada.
Atualmente este módulo não gera produção para agregar nos relatórios de atendimentos das equipes. Portanto faz-se necessário o registro do atendimento individual por meio da Ficha de Atendimento Individual (FAI).
14.4 Compartilhamento da chamada
Após o aceite dos termos, a videochamada será iniciada. Sendo assim, um link de acesso estará disponível para envio. Esse link pode ser acessado por usuários que não estejam logados em uma instalação do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.
Para compartilhar o link com o outro participante, basta acionar o ícone clicar em "Compartilhar chamada" e escolher se deseja copiar o link e enviar em local oportuno ou até mesmo enviar via e-mail.
Figura 13.4.1- Compartilhando a chamada
O profissional que receber o link consegue então acessar a videochamada após preencher seus dados.
14.5 Recursos da ferramenta
O módulo de videchamadas dispõe de recursos que facilitam a comunicação durante seu uso.
14.5.1 Compartilhamento de tela
Ao clicar no ícone irá aparecer as seguintes opções de compartilhamento de tela:
Após escolher a opção desejada, sua tela será compartilhada com o outro participante da chamada e ambos poderão visualizar a tela. Esse recurso auxilia por exemplo em casos onde o profissional gostaria de compartilhar o prontuário do cidadão com o outro profissional de saúde participante.
Figura 13.5.1.1 - Tela sendo compartilhada em videochamada
14.5.2 Picture-in-picture
Esse recurso permite a visualização da videochama em uma "pequena janela" simultaneamente à navegação do usuário em qualquer local de seu computador, seja no navegador, na área de trabalho, ou até mesmo durante o uso do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.
Para ativar o picture-in-picture basta clicar neste ícone e clicar na opção "Iniciar picture-in-picture" :
Figura 13.5.2.1 - Picture-in-picture ativado
14.5.3 Chat para envio de mensagens
Para utilizar o chat basta clicar em e um box de mensagens abrirá na lateral direita da videochamada. Dessa forma, os participantes da chamada também poderão se comunicar por meio da escrita.
Figura 13.5.3.1 - Chat
Videochamada do profissional convidado adaptada para telefone celular
Os componentes da videochamada foram adaptados para funcionar em telefones celular. O objetivo do módulo é possibilitar que o profissional convidado acesse a videochamada pelo telefone celular.
Por outro lado, o profissional anfitrião ainda deve acessar a videochamada através do computador.
-
As funcionalidades da videochamada para telefone celular são:
- Ativar e desativar camera;
- Ativar e desativar microfone;
- Chat.
Videochamada do profissional convidado adaptada para tablet
-
Os componentes da videochamada foram adaptados para funcionar corretamente em tablets. O objetivo do módulo é adaptar as telas da videochamada para tablet.
-
Todas as funcionalidades da videochamada foram mantidas.