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Manual do Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde

1. Apresentação

O Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (Siaps), instituído pela Portaria GM/MS Nº 7.639, de 18 de julho de 2025, é o produto da renovação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) para atender a necessidade de modernização da infraestrutura tecnológica e à eficiência na gestão dos dados da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo uma gestão ágil e segura dos dados.

Considerando os processos envolvidos, o volume de dados e a infraestrutura necessária para a reestruturação, o Siaps será aprimorado de forma incremental. As evoluções visam tornar a gestão das informações mais eficiente e acessível, com foco na clareza, usabilidade e facilidade de navegação. O objetivo é facilitar o uso dos dados da Atenção Primária à Saúde (APS) e proporcionar uma experiência mais intuitiva e fluida para os usuários.

Nesta primeira etapa, o foco é apoiar os gestores no monitoramento dos indicadores da APS, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024. O Siaps disponibiliza o acesso aos Componente de Equidade, Componente de Vínculo e Acompanhamento Territorial e de Componente de Qualidade, detalhando todas as informações utilizadas para o cálculo dos indicadores. Além da visualização em tela, por meio das visões por competência, por equipe, por indicador ou por boa prática; é possível realizar download dos dados utilizando os filtros disponíveis no sistema.

Em evoluções futuras, o Siaps vai oferecer relatórios mais detalhados e aprofundados, disponibilizando, por exemplo, informações para análises por grupos de diagnóstico e procedimentos, além de variáveis demográficas. Assim, será possível viabilizar um monitoramento mais preciso das condições de saúde do território.

Este Manual de Uso do Siaps foi construído para orientar os profissionais e os gestores na utilização do sistema de informação. Portanto, o objetivo deste documento é explicar todos os recursos disponíveis no Siaps, contribuindo para uma gestão qualificada, transparente e centrada nas necessidades da população.